segunda-feira, 18 de outubro de 2010

                                         "CONSCIENCIA  ECOLOGICA"
O Primeiro passo em defesa de nós mesmos.


O que é Educação Ambiental?

A educação Ambiental é um processo permanente de formação e informação, que procura desenvolver uma consciência critica para identificação e busca de soluções dos problemas ambientais.

Para que surgiu a Educação Ambiental?


A educação ambiental surgiu como uma forma de despertar no ser humano a consciência critica de suas ações que vêm provocando a destruição ambiental. Através da Educação ambiental é possível transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente.

A educação Ambiental Existe Para Que?

Para que as pessoas possam adquirir mais conhecimentos, de novos valores, novas experiências e vontade, que lhes permitirão agir individualmente e coletivamente, para resolver os problemas atuais e impedir que eles se repitam; garantido assim:
·        Mais Justiça Social;
·        O uso sustentável dos recursos naturais;
·        Melhor qualidade de vida para presentes e futuras gerações;
·        A sobrevivência da espécie humana.

Educação Ambiental e a Cidadania?

Cidadania é a qualidade ou o estado do cidadão.
É ainda a luta do cidadão, pêlos seus direitos, pôr via da ação política  organizada.
Todo cidadão, tem direitos e deveres e, deve exercê-los. O exercício total da cidadania requer a capacidade de analisar e compreender a realidade critica-la e atuar sobre ela, buscando mudar o que pode e deve ser mudado.

Qual a Relação Entre Educação Ambiental e Cidadania?

Por meio da educação ambiental, as pessoas podem analisar a realidade de uma maneira mais critica, ou seja, buscam enxergar o que está certo e o que não está e, procurando meios para provocar as mudanças necessárias.
Agindo assim você poderá exercer a cidadania, cobrando transformações na estrutura do poder em todos os seus níveis.
Os exercícios da cidadania forçaram os poderes públicos a respeitarem normas, que eles mesmos editaram.
O capitulo III da Constituição Federal, que é o conjunto das leis nacionais, fala sobre as leis para proteção do meio ambiente e permite o pleno exercício da cidadania.
O artigo 225 deste capitulo diz o seguinte:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo preserva-lo para as presentes e futuras gerações.

Educação Ambiental e a Organização;

A organização dos cidadãos deve garantir a participação da maioria nas discussões e nas ações para solução dos problemas.
Através da organização, a comunidade pode cobrar do poder público, suas obrigações no que diz respeito à proteção do meio ambiente.
Para garantir sues direitos a sociedade a organização de suas classes e na formação de movimento sociais.

Legislação Ambiental;

Legislação é o conjunto de regras jurídicas de um pai. São regras de comportamento que valem para toda a sociedade.
A exploração desordenada dos recursos naturais levou à necessidade de criação de leis para proteção do meio ambiente.
No Brasil, os três centros de poder podem produzir regras jurídicas sobre meio ambiente, União Federal, os Estados e os Municípios.

Legislação Ambiental Brasileira;

A legislação Brasileira que diz respeito ao meio ambiente trata dos bens ambientais como bens públicos; ou seja, do interesse de todos.
Alem de fornecer meios para defesa do meio ambiente, a legislação ambiental do Brasil, permite cobrar do agressor os danos causados ao ambiente e, obriga-lo a repara o dano.
A legislação ambiental brasileira define direitos e deveres relativos ao meio ambiente.
Portanto, as pessoas que vivem em sociedade possuem um certo dever jurídico.
Há em nosso convivo social, um campo de ação delimitado pela ordem jurídica, dentro da qual se age com a garantia do Estado.
Quando alguém faz alguma coisa em desacordo com as regras legais, dizemos que essa pessoa cometeu um ato ilícito.
Ato ilícito ou penal é, a violação da lei penal que resulta em crime ou contravenção.

Crime;
É toda ação ou omissão proibida pela lei, sob ameaça de pena com punições mais severas.

Contravenção;
É uma conduta também errada, só que de menor gravidade. Neste caso a solução é mais leve.
Sanção;
É uma pena ou recompensa, com a qual se tenta garantir a execução de uma lei.

Poluição do Ar e Mudanças Climáticas;

A poluição do ar causada, principalmente, pôr gases, emitidos pêlos veículos e pelas indústrias, está provocando doenças respiratórias, câncer, alergias e, outros problemas graves, como as mudanças no clima da terra.

Mudanças Climáticas;

Estão acontecendo profundas modificações no clima do planeta, com grande impacto sobre o ambiente e, as atividades humanas. Os principais são:
A destruição da camada de ozônio e o chamado “Efeito Estufa”.

Camada de Ozônio?

A camada de ozônio está 25a30 quilômetros acima da superfície da terra e, filtra os raios ultravioletas emitido pelo sol, protegendo a vida dos feitos nocivos desta radiação.
Varias substancias fabricada pelo homem estão provocando a sua destruição; Como, os CFCS [clorofluorcarbonetos], gases usados em aerossóis, geladeiras e outros fins. O aumento da radiação ultravioleta que chega à superfície da terra causa câncer de pele, problemas nos olhos e outras doenças, afetando também plantas e animais, em 1989,entraram em vigor o protocolo de Montreal, que previa a eliminação gradual dos CFCS, o que vem sendo feito de forma ainda lenta.

Efeito Estufa?

O chamado “efeito estufa”, é um fenômeno natural, gases como o vapor d’água, o dioxido de carbono e o metano, retém o calor do sol na atmosfera, aquecendo o planeta .  Sem o “efeito estufa”, a terra seria cerca de 30 C mais fria. Mais as atividades humanas, estão aumentando a emissão dos gases que provocam o “efeito estufa”, através da queima de combustíveis fósseis, [petróleo, carvão gás natural], uso de CFCS e fertilizantes. O aquecimento do planeta pode causar o derretimento das calotas polares, elevando o nível do mar e inundando grandes áreas. Ilhas poderão até mesmo desaparecer. Em 1994, entrou em vigor a convenção de mudanças climáticas, já assinada pôr mais de 160 países. Ela estabelece metas para reduzir as emissões de gases principalmente nos países mais polidores, como os Estados Unidos.

Poluição e Contaminação da Água?
A contaminação da água se da pôr despejo de lixo, esgoto domésticos, agrotóxicos, fertilizantes, mercúrio, usado nos garimpo, e efluentes das atividades industriais são as principais causas de contaminação dos cursos d’água.

A importância da Água?

A água é essencial para o equilíbrio do ambiente, a vida de todos os seres, a saúde e as atividades humana. Na natureza, a água está sempre em movimento, mudando de estado e de lugar, o ciclo da água através dele, a natureza renova a água do planeta.
O desperdício e a poluição constituem outros grandes problemas. No Brasil, cerca de 40% da água tratada distribuída pelas companhias de abastecimento é despedaçada em vazamentos e outros problemas na distribuição em casa, desperdiçamos água com hábitos como tomar banhos demorados, deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, lavar carros e calçadas com a mangueira ligada.

Recursos hídricos?

São aqueles recursos que derivam do elemento água, em qualquer dos seus estados, mas, para que se assegure a qualidade desses recursos, faz necessário desenvolver um processo, no qual deve fazer parte Governo e Sociedade, que se convencionou chamar de gerenciamento de recursos hídricos.

Gerenciamento de Recursos Hídricos?

Entende-se por Gerenciamento de recursos Hídricos o processo que dez respeito ao uso das águas, tanto superficiais [como rios, córregos e lagos] quanto de águas subterranias [lençóis freaticos], alem do destino final, com a diluição de esgotos a água é reconhecidamente, um recurso vulnerável finito e já escasso em quantidade e qualidade. Para isso é fundamental que haja uma instrumentalização legal para garantir o desenvolvimento sustentável. 

Água Como um Bem de Valor Econômico?

Houve épocas em que o ar e a água não eram considerados como bens econômicos, haja vista o caráter de abundância desses bens na natureza. Atualmente, há um certo consenso entre economistas de diferentes escolas no sentido de se considerar a água como um verdadeiro bem econômico, já que, em função das diferentes formas de poluição, uma água de boa qualidade já adquiriu, em muitas regiões do planeta, um caráter de raridade que justifica consideração como bem econômico, já que, em função das diferentes formas de poluição, uma água de boa qualidade já adquiriu, em muitas regiões do planeta, um caráter de raridade que justifica consideração como bem econômico.
O conceito de “a água é grátis”, enraizado na cultura de alguns países, não dimensiona o trabalho de e a custo agregado na captação, tratamento e distribuição da água. O uso intensivo por uma população crescente e sem a preocupação com sua conservação, aumenta constantementa esse custo, uma vez que a água se torna um recurso finito e comprometido pela poluição. Quanto à publicidade ou privacidade, a água, seja para dessedentação humana, para abastecimento público, para irrigação e para uso industrial pode ser considerada, praticamente, como um bem privado, pois principio de rivalidade é respeitado; o copo d’água consumido por um indivíduo não pode ser consumido por outro.

O que é o lixo?
É um elemento inerente à humanidade, principalmente ao modo de vida do homem urbano, sempre buscando materiais nos mais diversos pontos do planeta e concentrado-os nas cidades para atender às suas necessidades.

De onde vem o lixo?
O lixo vem das maiores fontes de consumo  de uma população
que buscam na tecnologia as novidades que venha  preencher
os seus desejos e satisfações.
Lixo domiciliar?
Gerado nas residências, no comercio, nos escritórios e nos refeitórios e sanitários das indústrias. São restos de alimentos, papeis plásticos, vidros, metais, folhas e poeira.

Lixo Industrial?

Resultante dos processos industriais. São aparas e restos de materiais, lodos, subprodutos dos processos de fabricação.

Resíduos de Serviços de Saúde?

Gerado por hospitais, farmácias, ambulatório médico e clinicas veterinária.

Lixo de Vias Públicas?
Resultado da varrição de ruas, limpeza de bueiros, bocas-de-lobo, canais, terrenos baldios etc... È composto por tarra, folhas, entulhos, detritos diversos, galhos etc;

Lixo Público?
Oriundo da varrição e limpeza das vias públicas [ruas, praças, ECT,] capina roçagem de mato e poda de árvores das vias públicas, limpeza de feiras livres, praias etc.

Lixo Agrícola?

Formado por embalagens de adubos, ração, defensivos agrícolas, restos de colheita etc.

Entulho?

São restos de obras e materiais de construção, que devem ser coletados em separados do lixo domiciliar, porque podem danificar os equipamentos utilizados.

O que è Limpeza Urbana?

A limpeza urbana é o serviço de coleta, transporte, tratamento e destinação final do lixo gerado nos município. Alem desta função principal, pode incluir ainda serviços tais, como: a varrição de ruas, praças e outros espaços públicos: a capinação e a roçagem de mato dos logradouros públicos; a limpeza das áreas de feiras livres, festas públicas; e afins a pintura de meios-fios, a coleta especial de podas de árvores e entulhos de obras; a coleta especial dos resíduos de saúde; orientação aos geradores de lixo. A limpeza urbana é um serviço público municipal, executado diretamente pala prefeitura ou por terceiros, contratados e fiscalizados pala prefeitura. E um componente fundamental do saneamento, porque a limpeza afeta diretamente a saúde da comunidade.

Lixão?
É uma forma inadequada de disposição final dos resíduos sólidos, que ficam sobre o solo, a céu aberto, sem qualquer medida de proteção ao meio ambiente e a saúde publica. O Lixão facilita a proliferação de vetores de doenças [ratos barrotas, moscas, mosquitos, escorpião, etc], produz mau cheiro, contamina o solo e as águas, superficiais ou subterranias, com o chorume [liquido de cor preta altamente toxico, produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo].

Aterro Sanitário?
É uma forma correta de disposição final do lixo, seguindo a legislação ambiental, as normas e os critérios técnicos, desde a escolha da área até a operação do aterro, evitando prejuízos ao meio ambiente e á saúde pública; no aterro sanitário, o solo que recebe os resíduos tem a proteção de uma camada de material impermeável, os resíduos são cobertos e compactados para impedir o mau cheiro e a proliferação de ratos, baratas, moscas, e mosquitos, que podem transmitir doenças.

O que é Desperdício?
Desperdício é o gasto inútil ou o não aproveitamento de algo. Na construção civil, de cada três prédios erguidos, o material desperdiçado nas obras permitira construir um novo prédio.
Estamos também desperdiçando, quando coloca no prato mais comido do que iremos consumir. O mau uso e o consumo exagerado [consumimos, são responsáveis pelo desperdiço]. O desperdiço tem um alto custo ambiental, tanto por causar o uso discriminado dos recursos naturais, muitos deles não renováveis, como pela geração de um volume cada vez maior de resíduos sólidos.

Evitando o Desperdício?

A redução, o reaproveitamento e a reciclagem são meios de combater o desperdício.
A redução do consumo é mais importante o mais difícil-dos chamados 3 Rs. Precisamos avaliar nosso comportamento diário, nosso estilo de vida, adotando valores e atitudes mais responsáveis em relação ao ambiente e ás futuras gerações.
O reaproveitamento ou reutilização é a forma mais tradicional de combater ao desperdício trata-se de aproveitar integralmente algo ou encontrar uma nova função para algum material já usado. A reciclagem é a transformação de um material usado em novo material, com as mesmas características anteriores. Papel, vidro, e latas de alumínio são matérias coletados e reciclado, em grande quantidade, no Brasil. A reciclagem reduz o consumo de água, e de matéria-prima na fabricação de novos produtos, trazendo significativos ganhos ambientais. A reciclagem de alumínio permite economizar 95% da energia que seria utilizada para fabricar o produto a partir da matéria virgem. Alem disso, a poluição da água causada durante o processo produtivo é reduzida em 97% e a do ar em 97% A reciclagem de papel permite uma economia de 71% da energia e de 29.202 litros de água por tonelada.

A Coleta Seletiva?
É a separação do lixo na fonte geradora [casa, escola, escritório, fábricas, etc.] facilita a reciclagem, permitindo que as fabricas recebam um material mais limpo. Para realizar um projeto de coleta seletiva é indispensável um cuidadoso planejamento, que deve; identificar no mercado quais produtos podem ser trocados ou vendido; identificar quais materiais pode ser separado; dispor de um bom local para armazenamento do material antes de abter a quantidade mínima necessária para veda ou troca; organizar um trabalho educativo que valorize os ganhos ambientais.

O que é Coleta Seletiva?
É o processo de separação do lixo que tem valor comercial dos que não tem, evitando que materiais nobres como papel, alumínio, aço e vidro sejam contaminados com matéria orgânica, prejudicando e encarecendo a sua reciclagem.

Quais os Materiais que Devem Ser Separados?

Deve ser separados; papeis jornais, revistas, folhas, de cadernos e rascunhos, embalagens longa vida, caixas de papelões, e metais: latas de alumínio e aço, arames pregos, peças de cobre, ferro e zinco, vidro, garrafas de refrigerantes, água embalagens de produtos de limpeza e higiene, brinquedos, etc.

A sociedade Brasileira não Está Utilizando Embalagem em Excesso?

Podemos dizer o oposto, pois, devido à baixa utilização de embalagens, a sociedade brasileira perde uma grande quantidade de alimento durante o transporte e o armazenamento. Esse desperdício significa um sério impacto ambiental, com grande poluição do solo e dos rios.
Alem disso, para que o alimento seja produzido são utilizados recursos naturais, produtos químicos e uma grande quantidade de água. Durante o seu transporte há consumo de combustível, provenientes de petróleo, um recurso não renovável, gerando poluição atmosférica, causadora do efeito estufa e de danos à saúde da população nos grandes centros urbanos.

Quais São as Maiores Fontes de Lixo Domestico. E Qual a Porcentagem Tetra-pak?

Alimentos [meteria orgânica são responsáveis por quase 60% do volume de lixo domestico produzido diariamente no Brasil. Papel / papelão, correspondem a 20% e os 20% restantes são composto por vidros, alumínio, metais e plásticos em geral. No Brasil, as embalagens tetra-pak representam menos de 1% de lixo domestico produzido.

A reciclagem. ?
Reciclagem é a melhor forma de solucionar o problema do lixo?
A reciclagem é realmente uma das maneiras de resolver o problema do lixo, mas não é a única a melhor opção é a chamada redução na fonte, isto é, minimizar ao máximo a quantidade de lixo gerado. A incineração com recuperação de energia  em incineradores com controle de emissão gasosa também é viável em algumas localidades. A compostagem pode ser usada para tratar a parte orgânica do lixo. Trata-se de um processo de decomposição microbiana de restos de alimentos que é possível obterem um produto usado para melhorar as características do solo para a agricultura. Os aterros sanitários, dotados de modernas tecnologias de controle de poluição, também devem ser adotados como parte do gerenciamento integrado de resíduo sólido.

 "Consiencia ecologica"
O primeiro Passo em defesa de nós mesmos".
NENON FOLHA
Gestor Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário